top of page
WhatsApp Image 2026-01-12 at 17.49.30.jpeg
ramo-de-roma-em-flor_270456-90_edited_ed

Que bom que você está aqui...

Seja bem-vindo(a/e). Este é um espaço de escuta, acolhimento e cuidado. Buscar terapia é um passo importante para compreender suas emoções, ressignificar experiências e fortalecer o autoconhecimento. Aqui, o processo terapêutico acontece com respeito à sua história e ao seu tempo. Afinal, como diz Carl G. Jung: Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

Sobre mim

Me chamo Fernanda Dayane de Souza Mesquita (CRP 06/198594). Sou psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduanda em Psicologia Junguiana pelo IJEP. Ao longo da minha formação, aprofundei meus estudos na forma como a Arte, a Mitologia, os Contos de Fada e a análise dos sonhos podem auxiliar nos processos de autoconhecimento e cura. Possuo experiência no manejo de depressão, ansiedade, traumas complexos, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Personalidade Borderline.

WhatsApp Image 2026-01-12 at 17.49_edited.jpg
2c353d9a8506749d4e9ae861d45d0eff.png
image_edited_edited.png
image_edited_edited.png
2c353d9a8506749d4e9ae861d45d0eff.png
whatsapp-image-2021-09-22-at-19.08_edite
image_edited.png

Carl G. Jung

Minha abordagem

Atualmente atuo através da Psicologia Analítica (Junguiana), desenvolvida por Carl G. Jung, que explora a compreensão profunda da psique humana, enfocando a integração dos aspectos conscientes e inconscientes da mente. Destaca-se pelo estudo dos arquétipos, símbolos e o processo de individuação, visando o desenvolvimento pessoal e a busca de significado na vida.

Tem sido a experiência mais positiva que ja tive em diversas tentativas e formas de terapia. Eu particularmente gosto muito dos recursos ligados a alguma forma de arte, o que ja tem sido utilizado nas sessões. A conexão e abertura para o "meu universo" por parte da profissional dentro do processo de terapia me trouxe a possibilidade de aprofundar e trabalhar questões dificeis de forma mais confortável (o que é importante, pois sempre fico ansiosa antes das sessões e também de me comunicar com pessoas em geral).”
 
(D. 32 anos)
image_edited.jpg

Psicoterapia para adolescentes

Design sem nome.png

A adolescência é uma fase de transição repleta de desafios emocionais e identitários. Nesse período, os adolescentes enfrentam uma série de mudanças, incluindo transformações físicas, flutuações hormonais e novas pressões sociais. A busca pela identidade própria torna-se central, e muitos jovens se deparam com questões complexas relacionadas a quem são e qual é o seu lugar no mundo.

A psicoterapia, especialmente a abordagem junguiana, oferece um espaço seguro, sigiloso e significativo para os adolescentes explorarem suas emoções, pensamentos e sonhos, buscando compreender aspectos mais profundos de si mesmos. Na perspectiva de Carl G. Jung, a terapia foca na jornada de individuação, encorajando os adolescentes a descobrirem sua singularidade e a integrarem as diferentes partes de sua psique.

É comum que, durante a terapia junguiana, seja utilizada uma linguagem simbólica vinda de mitos e contos, contudo, busco trazer a esse cenário os elementos da cultura popular que são tão presentes na vida  dos adolescentes, servindo como verdadeiras pontes na criação de vínculo. A arte e a utilização de técnicas criativas são um diferencial que permitem um contato maior de cada indivíduo consigo mesmo e na busca de bem-estar.

Um elemento muito importante na terapia com adolescentes é a orientação de pais e o acompanhamento escolar, me disponibilizando para reuniões com ambos, se necessário. Para que seja iniciado o processo terapêutico, é solicitado uma anamnese com os responsáveis para que seja feita uma melhor compreensão da demanda e um acertamento de objetivos. A idade compreendida como adolescente está entre 13 e 17 anos, e os atendimentos ocorrem através da modalidade online.

bottom of page