top of page
WhatsApp Image 2026-01-12 at 17.49.30.jpeg
ramo-de-roma-em-flor_270456-90_edited_ed

Que bom que você está aqui...

Seja bem-vindo(a/e). Este é um espaço de escuta, acolhimento e cuidado. Buscar terapia é um passo importante para compreender suas emoções, ressignificar experiências e fortalecer o autoconhecimento. Aqui, o processo terapêutico acontece com respeito à sua história e ao seu tempo. Afinal, como diz Carl G. Jung: Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

Sobre mim

Me chamo Fernanda Dayane de Souza Mesquita (CRP 06/198594). Sou psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduanda em Psicologia Junguiana pelo IJEP. Ao longo da minha formação, aprofundei meus estudos na forma como a Arte, a Mitologia, os Contos de Fada e a análise dos sonhos podem auxiliar nos processos de autoconhecimento e cura. Possuo experiência no manejo de depressão, ansiedade, traumas complexos, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Personalidade Borderline.

WhatsApp Image 2026-01-12 at 17.49_edited.jpg
2c353d9a8506749d4e9ae861d45d0eff.png
image_edited_edited.png
image_edited_edited.png
2c353d9a8506749d4e9ae861d45d0eff.png
whatsapp-image-2021-09-22-at-19.08_edite
image_edited.png

Carl G. Jung

Minha abordagem

Atualmente atuo através da Psicologia Analítica (Junguiana), desenvolvida por Carl G. Jung, que explora a compreensão profunda da psique humana, enfocando a integração dos aspectos conscientes e inconscientes da mente. Destaca-se pelo estudo dos arquétipos, símbolos e o processo de individuação, visando o desenvolvimento pessoal e a busca de significado na vida.

psicoterapia-adultos_edited.jpg

Psicoterapia para adultos

Design sem nome.png
Design sem nome.png

Ao adentrar na vida adulta, é comum que muitos pensem que os aspectos emocionais e identitários perdem relevância diante das preocupações práticas do cotidiano. Sem dúvida, as questões básicas relacionadas às necessidades humanas e à estabilidade financeira são cruciais, e o recorte social deve ser sempre considerado na prática clínica. No entanto, ignorar aspectos da subjetividade é como adiar o enfrentamento de questões profundas, permitindo que estas se acumulem como uma pilha de problemas. É por essas razões, entre outras, que os adultos também podem e devem se beneficiar da terapia.

Muitas vezes, existe a crença equivocada de que o auge da vida já passou com a adolescência. No entanto, a fase adulta engloba a maior parte da jornada de qualquer pessoa, especialmente em uma era em que a expectativa de vida é notavelmente alta. Este período contempla desde o jovem-adulto que acaba de completar 18 anos até o adulto que alcançou estabilidade na meia-idade, e também aqueles que chegaram à "melhor idade" na fase idosa. Ao longo desse extenso período, continuam a existir inúmeras escolhas a serem feitas, experiências de perda e conquistas a serem realizadas. Nesse contexto, a terapia se destaca como um ambiente seguro e acolhedor para discutir cada aspecto desse trajeto único.

Assim como na clínica com adolescentes, a abordagem junguiana tem por foco auxiliar o paciente a conquistar sua versão mais completa e verdadeira de si, afinal esse processo nunca acaba, apenas integra-se mais papéis que vamos assumindo ao longo da vida. Busco utilizar elementos lúdicos para recuperar o contato com o lado mais sensível e criativo que acabamos perdendo com o passar do tempo. A terapia é feita na modalidade online.

Alguns temas que tenho maior experiência, estudo ou aprofundamento:

  • Depressão;

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada;

  • Transtorno do Espectro Autista;

  • Transtorno de Personalidade Borderline;

  • Adicção e Redução de Danos;

  • Autoconhecimento;

  • Saúde Mental e Arte;

  • Problemas com Autoestima;

  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;

  • Dificuldades com produtividade;

  • Psicologia e Mitologia.

Tem sido a experiência mais positiva que ja tive em diversas tentativas e formas de terapia. Eu particularmente gosto muito dos recursos ligados a alguma forma de arte, o que ja tem sido utilizado nas sessões. A conexão e abertura para o "meu universo" por parte da profissional dentro do processo de terapia me trouxe a possibilidade de aprofundar e trabalhar questões dificeis de forma mais confortável (o que é importante, pois sempre fico ansiosa antes das sessões e também de me comunicar com pessoas em geral).”
 
(D. 32 anos)
bottom of page