top of page
image.png
image.png
WhatsApp Image 2026-01-12 at 17.49.31.jpeg
2c353d9a8506749d4e9ae861d45d0eff.png
image.png
image.png
image_edited_edited.png

Conheça sua futura psicóloga...

image_edited_edited.jpg
WhatsApp Image 2026-01-12 at 17.49.30.jpeg
WhatsApp Image 2026-01-12 at 17.49_edite
image_edited.jpg
image.png

Olá, sou Fernanda Dayane de Souza Mesquita (CRP 06/198594), graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduanda em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP). Escolhi a profissão de psicóloga devido à minha constante curiosidade em desvendar as profundezas da mente humana, buscando compreender o que torna cada um de nós verdadeiramente singular. Ao longo da minha formação, esse interesse se transformou também no desejo de acompanhar outras pessoas em seus processos de autoconhecimento e transformação.

Minha prática clínica é orientada por um cuidado humanizado, ético e individualizado, respeitando o tempo, a história e as possibilidades de cada paciente. Compreendo que nem todas as pessoas se adaptam ao modelo tradicional de terapia e, por isso, busco construir pontes que facilitem a expressão psíquica e emocional. Quando pertinente ao processo, utilizo recursos como arteterapia, elementos lúdicos, filmes, séries, músicas, análise de sonhos, mitologias e contos de fadas, sempre de forma cuidadosa e alinhada às necessidades do paciente. Acredito que o vínculo terapêutico é fundamental e se constrói gradualmente, em um setting seguro e acolhedor. O cuidado se sustenta na continuidade e na responsabilidade clínica ao longo do processo terapêutico para além da sessão.

Fui diagnosticada, ainda jovem, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Diferentemente do que muitas vezes se espera, não compreendo essa vivência como algo que diminua minha atuação clínica. Pelo contrário, ela me impulsionou a aprofundar meus estudos sobre a coexistência desses transtornos, suas intersecções e impactos na subjetividade. Esse percurso favoreceu uma escuta sensível a experiências que, muitas vezes, não são plenamente compreendidas apenas pela teoria. Ressalto que há um cuidado constante para que minha vivência pessoal não se confunda com a do paciente, mantendo a ética e a singularidade de cada processo terapêutico.

Possuo experiência no manejo de traumas complexos, depressão, ansiedade, bem como no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo contextos relacionados à dependência química a partir da perspectiva da Redução de Danos e situações de exclusão social decorrentes de estigmatização. Essas experiências me levaram a aprofundar a compreensão da psique a partir dos atravessamentos de gênero, raça e classe, reconhecendo o ser humano em sua dimensão biopsicossocial.

A abordagem junguiana foi o caminho que encontrei em minha formação que mais me fazia sentido e sentia ser mais completa sobre o meio que desejava atuar profissionalmente para ajudar as pessoas, tendo essa visão holística do ser humano, não patologizante e o valor dado à arte e estudo dos símbolos. 

 

Essa sou eu, agora me conte mais sobre você!

Sobre mim

image_edited.png
image.png
bottom of page