


Que bom que você está aqui...
Seja bem-vindo(a/e). Este é um espaço de escuta, acolhimento e cuidado. Buscar terapia é um passo importante para compreender suas emoções, ressignificar experiências e fortalecer o autoconhecimento. Aqui, o processo terapêutico acontece com respeito à sua história e ao seu tempo. Afinal, como diz Carl G. Jung: Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
Sobre mim
Me chamo Fernanda Dayane de Souza Mesquita (CRP 06/198594). Sou psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduanda em Psicologia Junguiana pelo IJEP. Ao longo da minha formação, aprofundei meus estudos na forma como a Arte, a Mitologia, os Contos de Fada e a análise dos sonhos podem auxiliar nos processos de autoconhecimento e cura. Possuo experiência no manejo de depressão, ansiedade, traumas complexos, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Personalidade Borderline.







Carl G. Jung
Minha abordagem
Atualmente atuo através da Psicologia Analítica (Junguiana), desenvolvida por Carl G. Jung, que explora a compreensão profunda da psique humana, enfocando a integração dos aspectos conscientes e inconscientes da mente. Destaca-se pelo estudo dos arquétipos, símbolos e o processo de individuação, visando o desenvolvimento pessoal e a busca de significado na vida.

Psicoterapia para emigrantes e expatriados brasileiros

A psicoterapia para emigrantes e expatriados brasileiros oferece um espaço fundamental para navegar pelas complexidades emocionais associadas à mudança de país e de cultura. Ao enfrentar desafios como adaptação, saudade da terra natal e choque cultural, os emigrantes e expatriados muitas vezes encontram na terapia um suporte valioso.
É importante que com esse público seja trabalhada a exploração de questões identitárias, o entendimento das dinâmicas familiares em um novo contexto cultural e a gestão de emoções associadas à experiência migratória. Além disso, a terapia pode fornecer estratégias para lidar com o estresse, ansiedade e outros desafios mentais e emocionais que podem surgir durante a transição para um novo ambiente.
Nesse processo, minha sensibilidade cultural como terapeuta brasileira auxilia bastante no acolhimento de questões que apenas um brasileiro poderia compreender. A terapia proporciona um espaço seguro para expressar sentimentos, desafios e sucessos, facilitando a construção de uma ponte emocional entre a antiga e a nova vida, visando apoiar o processo de ajuste, promovendo o bem-estar emocional e auxiliando na construção de uma identidade equilibrada e enriquecida pela diversidade cultural.
Na abordagem junguiana, mitos, arquétipos e símbolos culturais tornam-se ferramentas poderosas para explorar identidade e emoções associadas à mudança, reconhecendo alguns simbolismos universais que podem ser explorados dentro da jornada de individuação. Apesar das questões subjetivas que envolvem a migração, alguns brasileiros podem estar bem adaptados ao lugar e os temas trazidos em sessão podem não estar relacionados à mudança de país. Ainda assim, é importante trazer um serviço voltado a esse público para atender demandas técnicas como o serviço online, horário e etc.

